Blog

A cultura como meio de negócio

É desta forma que muitas empresas acreditam fazer a diferença. A ferramenta de comunicação denominada Marketing Cultural, aplicada com critério e seriedade por muitos comunicadores, só oferece vantagens para patrocinadores, artistas, produtores e principalmente, o cidadão brasileiro.

O Programa Pintando o Sete da Rádio Imprensa FM, 100% cultural, tem nos últimos três anos conseguido sobreviver graças a seu Marketing Cultural. “Não é fácil convencer a inovar. Mas, o importante é revelar ao patrocinador todo o retorno que a marca terá perante seu público-alvo se ele investir na cultura”, afirma Luiz Wilson, apresentador do Programa Pintando o Sete.

De 1994 para cá, o número de empresas que passaram a investir em cultura sextuplicou e cada vez mais pessoas ingressam nesse mercado anualmente. Para uma empresa apostar num meio de comunicação é importante que a mesma se identifique não apenas com o perfil do programa como também com o perfil de quem apresenta.

Ronaldo Devechio e Maria Isabel, proprietários da Poder e Sedução, utilizam-se do Marketing Cultural através do Programa do Luiz Wilson

As Lojas Poder e Sedução, uma das maiores redes no ramo de lingerie, que anuncia no Programa Pintando o Sete, utiliza-se desta estratégia de Marketing. “Luiz Wilson em seu programa defende uma cultura e um estilo de vida autêntico. Reconheço e admiro tais valores e por isso anuncio em seu programa, por que ele é verdadeiro em tudo que faz”, afirma Ronaldo Devechio, proprietário da Poder e Sedução, patrocinadora do Programa Pintando o Sete desde sua estreia. Semelhante pensa Anísio Leite, proprietário das Lojas Gall Moda Íntima, também parceira do Programa. “Tudo é bom desde que seja bem recebido e o Programa Pintando o Sete é isso. Seu público abraça com vigor a idéia de quem o faz e o Luiz Wilson faz isso com muita competência”.

Ações de marketing solidificam a imagem institucional da empresa e dá visibilidade para a marca. Desse modo, o investimento em cultura apresenta soluções relativamente baratas a três novas exigências do mercado: necessidade de diferenciação das marcas, diversificação de comunicação das empresas para melhor atingir seu público e necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.

Ao patrocinar um projeto cultural a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto ( como por exemplo: tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade, entre outros.). Também mostra para a sociedade que não se preocupa apenas, na lucratividade de seus negócios e possibilita principalmente, construir uma imagem forte e bem posicionada ao consumidor, garantindo a curto, médio e longo prazo sua perpetuação.